TIPOS DE MADEIRAS
ANGELIM PEDRA
A madeira angelim-pedra pode ser encontrata por outros tipos de nomes como angelim, angelim-amarelo, angelim-da-mata, angelim-do-pará, angelim-macho, mirarema.
Dentre as principais características, se destaca o cerne castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exudação de óleo-resina, alburno castanho-pálido; brilho ausente; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; dura ao corte; textura grossa, de aspecto fibroso.
A madeira angelim-pedra é muito durável em relação a fungos apodrecedores; moderadamente resistente a brocas marinhas e resistente a cupins-de-madeira-seca.
A madeira de angelim-pedra é fácil de ser trabalhada. Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É moderadamente fácil de serrar e aplainar; é fácil de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório.
Aplicações
Ela é usada para vigas, caibros, portas, venezianas, caixilhos, partes secundárias de estruturas internas como ripas e caibros, forros e lambris. Pode também ser usada como pontaletes, andaimes e fôrmas para concreto. No ramo moveleiro ela poderá ser usada em móveis estândar, cutelaria e como lâminas decorativas.
CAMBARÁ
A madeira cambará também possui outros nomes que você pode encontrar: canela-mandioca, mandioqueira, mandioqueira-áspera, mandioqueira-escamosa, mandioqueira-vermelha, mandioqueira-lisa e madioqueiro.
A cambará possui um cerne bege claro levemente rosado a avermelhado; brilho moderado; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; moderadamente dura ao corte de textura média (aspecto fibroso).
A madeira cambará apresenta resistência moderada ao ataque de cupins-de-madeira-seca.
A madeira cambará é moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda.
Aplicações
Ela é utilizada como ripas e partes secundárias de estruturas, forros, guarnições, cordões e rodapés. Pode também ser utilizada como pontaletes, andaimes e fôrmas para concreto. Na indústria de móveis é utilizada com móveis estândar e partes internas de móveis, compensados, embalagens e paletes.
CUMARÚ
Você pode encontrar a madeira cumaru pelos nomes: camaru, camaru-ferro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, cumaru-amarelo, cumaru-da-folha-grande, cumaru-escuro, cumaru-ferro, cumaru-rosa, cumaru-roxo, cumaru-verdadeiro, cumbari, cumbaru-ferro, muirapagé.
Apresenta o cerne de cor castanho-claro-amarelado; brilho moderado; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta; dura ao corte; grã revessa; textura fina a média, aspecto fibroso atenuado; superfície pouco lustrosa.
A madeira de cumaru demonstrou ser de alta resistência ao ataque de fungos e cupins. Em observações práticas, é considerada muito resistente ao apodrecimento.
A Madeira de cumaru é difícil de ser trabalhada, mas recebe excelente acabamento no torneamento.Aceita polimento, pintura, verniz e lustre.
Aplicações
A madeira do cumaru geralmente é utilizada em pontes, postes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes ferroviários, vigas, caibros, batentes, forros e lambris. Como assoalho pode ser empregada em tacos, tábuas, parquetes e degraus de escada. No mobiliário ela serve parte decorativa em móveis de alta qualidade. Também pode ser utilizada com cabos de ferramentas, transporte e embarcações.
GARAPEIRA
A madeira garapeira também é conhecida como muirajuba, barajuba, muiratuá, amarelinho, garapa, gema-de-ovo, grápia, grapiapúnha e jataí-amarelo.
A madeira garapeira apresenta um cerne que varia do bege-amarelado ao castanho-amarelado, uma superfície lustrosa e lisa ao tato, cheiro e gosto imperceptíveis, de densidade média; dura ao corte; grã revessa; textura média.
O cerne da garapeira apresenta resistência moderada ao ataque de fungos apodrecedores e alta resistência ao cupim-de-madeira-seca.
A madeira de garapeira é fácil de ser trabalhada desde que se use ferramentas apropriadas devido à presença de sílica; porém cola bem e proporciona bom acabamento.
Aplicações
A madeira de garapeira pode ser utilizada em pontes, estacas, dormentes, cruzetas, mourões, postes, vigas, caibros, como assoalhos em tacos, tábuas, parquetes e degraus de escada. Também pode ser utlizada em portas, venezianas e caixilhos. Na indústria moveleira usa-se em mobiliário de alta qualidade, cabos de ferramentas, carrocerias e vagões de trem.
EUCALIPTO TRATADO
A madeira de eucalipto pode ser utilizada em vigas, caibros, postes, cruzetas, dormentes ferroviários e mourões na construção civil. Como assoalho pode ser empregado como tacos. A madeira de eucalipto poder ser também aplicada em móveis estândar. Também a madeira de eucalipsto poder ser utilizada em cabos de ferramentas e partes de embarcações.
O cerne e alburno da madeira de eucalipto são distintos pela cor, cerne pardo, alburno branco-amarelado; sem brilho; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta; dura ao corte; grã variável: direita, ondulada e revessa; textura fina a média.
A madeira de eucalipto é considerada resistente ao ataque de fungos apodrecedores e cupins.
Aplicações
A madeira de Eucalipto tratada pode ser utilizada na construção civil para projetos arquitetônicos rústicos.
Na Madeireira Giomar, você encontra madeira de eucalipto tratado e roliço para sua construção com um preço especial.
Faça um orçamento e comprove a qualidade da madeira de eucalipto.